Notebooks, também chamados de laptop, podem ter as mesmas funções de um desktop e até algumas a mais, como notebooks com Bluetooth e notebooks com Wi-Fi (conexão para internet sem fio), porém, com dimensões menores, que possibilitam a portabilidade. Mesmo pessoas que raramente saem com o note, têm substituído o velho computador de mesa por um notebook, apenas para ganhar espaço dentro de casa.
É possível ter um notebook com bom espaço para armazenar arquivos – 500 GB – sem gastar muito. Com essa capacidade é possível armazenar uma boa quantidade de músicas, imagens e vídeos.
Também é possível jogar, desde que a configuração seja um pouco mais parruda. Um note com 1 ou 2 GB de memória RAM ficará muito lento, podendo até travar jogos mais complexos e com gráficos de alta definição, já que a memória RAM influencia diretamente na velocidade de processamento.
Algo importante a se observar na compra de um notebooké o peso do equipamento. O primeiro contato nunca aparenta ser o que realmente é, ou seja, ao carregar um notebook pela primeira vez ele sempre parecerá leve: o passar das horas é que realmente vai determinar o quão pesado ele é.
Uma forma de saber se vai aguentar o peso do notebook, principalmente quem carrega o note para todo lado, todos os dias, é pesquisar o peso do equipamento e passar o dia com uma mochila com conteúdo de igual peso.
Os desktops, ou "computadores convencionais", já foram não só a única opção, como os mais comuns em casas e empresas. Contudo, o PC vem perdendo espaço com o desenvolvimento e barateamento dos notebooks.
Dependendo da configuração e da finalidade, os desktopspodem ser mais completos e baratos. Se for necessário ter muito espaço de memória, um desktop pode sair muito mais em conta que um notebook.
São recomendados no caso de estúdios de áudio, ou empresas de tratamento de imagens, que rodam programas que exigem muita memória para funcionar e armazenam arquivos pesados; de empresas de arquivamento de documentos; ou que hospedam sites. Também são ideais em escolas, escritórios, lojas (no caixa), lan houses e em casa, exatamente pela mobilidade não ser um fator importante.
Comentários