Se você pensa em atualiza sua BIOS, primeiro lei essa matéria e pense bem no que vai fazer.
Por que precisamos atualizar o BIOS?BIOS é um software e periodicamente o fabricante pode lançar atualizações que podem corrigir eventuais erros, melhorias de performance ou dar suporte a novos dispositivos e componentes que não eram compatíveis com a versão anterior. Isso abre um leque de possibilidades para que você possa decidir se realmente vale a pena fazer a atualização.
Se por acaso você adicionou uma placa ultra moderna e ela não está trabalhando corretamente ou sequer foi reconhecida, provavelmente é extremamente justificável procurar uma nova atualização. No caso de correção de falhas e aumento de performance, recomendo analisar antes quais são essas correções e se realmente elas se justificam.
BIOS é um sistema gravado em um chip da sua placa mãe que funciona antes mesmo do Sistema Operacional poder começar os seus trabalhos. Assim, qualquer falha nesses programas básicos vai comprometer o funcionamento do computador, que não vai ter a chance de instruir o seu SO a começar a funcionar. Em outras palavras, sem o software adequado, o seu hardware literalmente “morre”.
E o que pode causar essa falha? Se por algum motivo a atualização do BIOS for interrompida, seja por um desligamento forçado ou falta de energia elétrica, os dados gravados no chip podem se corromper e aí fica muito difícil ressuscitar esse pobre computador (sim, é possível, mas o processo é complexo e nem sempre funciona).
Algumas placas mais modernas são capazes de perceber que o BIOS está corrompido e sobrescrever o software danificado com uma espécie de cópia de segurança vinda de fábrica.
Por esses motivos, recomendo sempre que você avalie se realmente vale a pena ficar atualizando seu sistema básico sempre que uma nova versão for disponibilizada.
Comentários