Software:

GhostBuster | Windows |

Aplicativo que enumera todos os dispositivos e remove drives fantasmas, caso exista alguma correspondência selecionável no seu PC.

Gratuito
Para Windows XP/Vista/7


GhostBuster é uma ferramenta funcional para remover dispositivos fantasmas presentes no computador. Isso é muito útil quando você deseja atualizar os drivers do PC e não quer que os antigos (fantasmas) interfiram durante o processo. Ele também pode ser utilizado para remover referências de dispositivos USB ou de celulares que foram conectados alguma vez com o PC.

Pode parecer superstição, mas tem gente que acredita que algumas pessoas morrem e viram fantasmas. A mesma coisa acontece com seus dispositivos quando eles são removidos do computador. O dispositivo físico é retirado da máquina, mas ele deixa rastros de sua presença no registro do Windows e no sistema de arquivos, transformando-se assim em dispositivos fantasmas que assombram o PC.

Isso acontece com todo computador: alguns drives que não estão conectados são listados como conectados, mesmo que o sistema não deixe que você veja. Esses dispositivos fantasmas não servem para nada, apenas consomem recursos importantes e que poderiam ser mais bem aproveitados em outras atividades na máquina.

Para liberar espaço em disco e recursos na memória, utilize o GhostBuster. Com ele é possível remover drives fantasmas e dispositivos que não estão conectados efetivamente ao computador, mas constam como se estivessem.

Principal função
Um dos fatores que chamam a atenção no software é a sua simplicidade. Depois de instalado, basta executá-lo para que ele vasculhe e liste automaticamente todos os dispositivos conectados ao computador.
No campo “Manufacturer” é mostrada a empresa responsável pelo desenvolvimento do dispositivo, já em “Status”, “Match Type” e “Description” seguem mais algumas informações detalhadas sobre o componente.

a parte inferior do software ficam listados todos os dispositivos conectados, filtrados, fantasmas e a serem removidos. Após o escaneamento, o software lista tanto os componentes que foram removidos quanto os que ainda estão presentes no computador. Alguns periféricos que estão instalados, mas não estão ligados (por exemplo: sua impressora ou scanner) também são classificados como fantasmas.

Antes de começar a limpeza dos dispositivos ghosts é recomendável que você crie um ponto de restauração no sistema, para isso basta marcar a opção “Create System Restore Checkpoint”, dessa forma todas as mudanças que o GhostBuster fizer poderão ser desfeitas caso seja necessário.

Para remover os arquivos fantasmas, clique sobre eles com o botão direito do mouse e selecione a opção “Add Device” a partir do menu de contexto

Comentários