Software:

Memtest86+ 4.2 | Windows |

Aplicativo que Permite obter um diagnóstico completo da memória do PC testando diferentes tipos de memória.

Gratuito
Para Windows XP/Vista/7


Memtest86+ é uma ferramenta de verificação de erros de memória baseado no [sdcodenull]. O programa é executado como um sistema operacional à parte e realiza diversos tipos de testes para confirmar o bom funcionamento dos pentes de memória e sua compatibilidade com o controlador de memória usado no computador - seja ele embutido no northbridge ou no próprio processador.

Como Usar
Para usar o programa é necessário gravar a imagem ISO no CD - atenção, não grave o arquivo diretamente - e fazer o boot por ele. Outras opções incluem executar o programa a partir de um pendrive ou disquete. Logo ao ser iniciado, o programa começa a executar seus vários testes envolvendo gravação e leitura da memória, além de testes para verificar a permanência dos dados nela após algum tempo.

É possível selecionar os testes desejados e qual trecho de memória testar, para isso basta pressionar a tecla C. Para sair do programa, basta pressionar a tecla ESC e remover a mídia a partir da qual o programa foi executado.

Além de testar a memória o memtest86+ exibe informações como o processador utilizado, a quantidade de memória disponível tanto RAM quanto cache L1, L2 e L3, além do chipset utilizado. A parte de baixo da tela exibe dados como o tempo de execução dos testes, a quantidade de erros detectados e o número de vezes que o(s) teste(s) foram executados por completo - o campoPass.

Quando bem utilizado o programa permite descobrir uma série de problemas em pentes e módulos de memória - uma análise mais atenta pode revelar inclusive qual módulo em um pente esta com problemas - no entanto alguns erros apontados pelo programa podem ser causados por incompatibilidades entre o controlador de memória e o pente, por isso é recomendável testar o pente "problemático" em outros computadores.

Paciência 
Alguns usuários podem reclamar do tempo de execução dos testes, mas vale lembrar que em se tratando de corrigir problemas de estabilidade e hardware, a maioria dos testes é demorada por um bom motivo. O fato do visual do programa ser ultrapassado pode ser explicado por ele ser executado isoladamente de sistemas operacionais, o que reduz a chance de outros aplicativos ou efeitos elaborados interferirem nos resultados do teste.

Comentários